BRASIL AMBIENTAL
Há muitos anos já é proibido suprimir mata ciliar, poluir corpos d'água, caçar... Mas não se cumprem as leis. No caso da Mata Atlântica, ainda vemos, vez por outra, nos jornais, notícias de firmas multadas por desmatamento. Menos mal, mas ainda assim é péssimo.
Conteúdo » Unidades de Conservação » Artigos UC's
O que era caatinga, o que era vegetação, será apenas deserto.
O governador Aécio Neves mandou abrir nova licitação para concluir a rodovia ecológica. Dos 15 quilômetros de terra restantes, três serão de calçamento, para diminuir o impacto ambiental na Serra do Cipó.
As características de cada tipo de unidade de conservação é que farão surgir o regime de proteção para esse espaço territorial, ficando proibida “qualquer utilização” que comprometa a integridade das referidas características ou atributos.
Nesse sentido, buscou-se planejar uma trilha que servisse como instrumento de manejo para a a Floresta da Tijuca. Para tanto, foram estudados o planejamento, implantação e manejo de trilhas de longo curso em 22 países. Também foram visitadas trilhas de longo curso nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul, onde se verificou seu manejo. Os administradores das Unidades de Conservação onde tais trilhas estavam inseridas foram entrevistados.
O Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) é mantido pelo MMA com a colaboração dos órgãos gestores federal, estaduais e municipais. Seu principal objetivo é disponibilizar um banco de dados com informações oficiais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Conteúdo » Unidades de Conservação » Departamento de Áreas Protegidas
Até hoje, não bem definida, a área territorial da FLONA Caxiuanã, têm 333.000 hectares encravados nos municípios de Portel e Melgaço, entre as Baías de Caxiuanã e Pracuí, sudoeste, a 400 quilômetros da capital Belém, de onde leva-se 25 horas de barco ou uma hora de avião para adentrar no mundo verde da Floresta de Caxiuanã.
Localizado no centro de Mato Grosso, entre a capital Cuiabá e a cidade da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional, que abrange uma área de 32.630 hectares, foi criado em 12 de abril de 1989 com objetivo de preservar os ecossistemas de cerrado, savana, matas de encosta e ciliares, inúmeros sítios arqueológicos, monumentos históricos e ainda cabeceiras de vários rios que compõem as bacias hidrográficas Alto Paraguai e Amazônica.
A regulamentação da gestão das florestas públicas permitirá ao MMA fortalecer o trabalho de planejar e de fomentar a produção local e o crescimento da indústria florestal sustentável em todo o Brasil.
As unidades de conservação podem ser classificadas em dois grandes grupos: (a) unidades de conservação de proteção integral e (b) unidades de conservação de uso sustentável.
Conteúdo » Unidades de Conservação » Classificações
« Menos 1 2 3 4 5 Mais »
Confira as principais Tags deste ambiente Amapá Amazônia Área Protegida Artigo Biodiversidade Caatinga Caxiuanã Chapada dos Guimarães Chapada dos Veadeiros Congresso Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Corredor ecológico Criação Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Ecologia Ecoturismo Estação Ecológica Floresta Tropical Florestal Florestas Gestão Gestão ambiental História Iguaçu Mapa Mata Atlântica Minas Gerais Montanhismo Parque Nacional Patrimônio Nacional Pesquisa Científica Preservação Ambiental Proteção ao meio-ambiente Rocas Rodovia Roteiro Técnicas Tijucas Trilhas Unidades de Conservação
Proteja o ambiente
Copyright ©2007-2013 Environment Global Warming (ONG). All rights reserved.